18 julho 2015

Resenha: O Sobrinho do Mago


Olá skyscrapers!

Hoje eu vim trazer pra vocês a resenha do meu primeiro livro da maratona: O Sobrinho do Mago, primeiro livro da série As Crônicas de Nárnia. Eu adorei o livro, e estou ansiosa para ler o resto da série. Essa maratona está sendo ótima para mim, já estou com várias ideias novas para o blog (que contarei assim que terminar a maratona) e dei uma acelerada nas minhas leituras, que estavam meio lentas desde que eu fiquei doente (só com um livro, e ainda não finalizado. Que vergonha hein, tisk). 

Eu tenho o volume único de Nárnia, como vocês já sabem, e nos outros posts coloquei minha capa, mas aqui vou colocar as capas dos livros mesmo, as que vieram dentro do livro único, okay?

Nome: O Sobrinho do Mago (Série As Crônicas de Nárnia - Livro 1)
Autor: C. S. Lewis
Páginas: 184
Editora: Martins Fontes
Sinopse: A aventura começa quando Digory e Polly vão parar no gabinete secreto do excêntrico tio André. Ludibriada por ele, Polly toca o anel mágico e desaparece. Digory, aterrorizado, decide partir imediatamente em busca da amiga no Outro Mundo. Lá ele encontra Polly e, juntos, ouvem Aslam cantar sua canção ao criar o mundo encantado de Nárnia, repleto de sol, árvores, flores, relva e animais.







Digory e Polly são vizinhos, e acabam se tornando grandes amigos. Digory se mudou para lá, para a casa de seus tios, porque sua mãe está muito doente e seu pai está na Índia. Lá ele conhece tio André: um homem de meia idade, aparentemente louco, apavorante e que diz ser mago.

Polly faz um tipo de caverna passando do sótão de sua casa e decide mostrar para Digory. Eles descobrem que se continuarem caminhando nesse local podem chegar a todas as casas da rua. Eles decidem, então, ir até a casa abandonada vizinha de Digory, mas não contam muito bem os passos e acabam indo parar no sótão do Tio André.

Ele mesmo se colocou fora do alcance da minha voz.... com que esperteza vocês se defendem daquilo que lhes pode fazer o bem!
Tio André tinha alguns anéis mágicos e, enganando Polly, a faz desaparecer. Ele diz que a menina está em outro mundo e que não tem como voltar, a não ser que tivesse o outro anel e, por conta disso, Digory pega os anéis e vai atrás de sua amiga. Eles vão parar no bosque entre os mundo, e lá eles vêem a oportunidade de grandes aventuras - mas será que eles são espertos e corajosos o suficiente para lidar com o que encontrarão?
Quando a gente quer se fazer de tolo, quase sempre consegue
Eu simplesmente amei o livro. É uma parte de "As Crônicas de Nárnia" que eu ainda não conhecia e, pra falar a verdade, já havia pensado muito sobre. Todo fã de Nárnia deveria ler esse livro, sem mais! E a escrita de Lewis é impecável: ele consegue criar situações grandes e as crianças lidam com elas como crianças mesmo. Como assim? Bem, lemos muitos livros com personagens infantis que tem atitudes de adultos, mas nesse caso não: eles realmente agem como crianças, com toda a coragem e o espírito de aventura que se pode ter.


Em poucas páginas, Lewis cria uma história completamente envolvente, descreve com cuidado o mundo novo, dá uma boa introdução para os outros livros e desenvolve personagens cativantes. É praticamente impossível não sentir raiva de Tio André, não torcer por Polly e Digory e não se encantar com as primeiras aparições de quem que já estamos familiarizados pelos filmes. Só tem uma pergunta que não sai da minha mente: por que O Sobrinho do Mago não virou filme? Ia dar um filme excelente!
Todos conquistam o que desejam, mas nem sempre se satisfazem com isso.
Vale lembrar que é um livro focado no público infantil, portanto não terão grandes tramas nem um enredo todo elaborado, e a linguagem é bem simples. Mas recomendo a leitura para todas as idades, eu me apaixonei ainda mais por esse universo e por Aslam - se for possível. E a descrição de Aslam... é surreal. Você consegue vê-lo na sua frente com a precisão da descrição, consegue sentir o que ele sente, você quer correr, pular em cima dele, abraçá-lo e não largar mais.


Só não dei cinco patinhas porque faltou aquela sensação de "é o meu favorito", sabe? Com certeza está entre os meus livros de cabeceira, mas não é tão "a mais" como os que eu classifico com essa nota. Porém, se continuar assim os próximos provavelmente estarão.

A única coisa que me incomodou foi a edição... Por ser edição única e econômica, usaram aquelas páginas mais fininhas e - como dá pra ver claramente nas fotos - dá pra ver um pouco do verso da folha, então às vezes era ruim para ler, dependendo de como estavam as frases, porque as letras embaralhavam, e dava dor de cabeça ficar forçando. Mas não me incomodou na leitura toda e pode ter gente que não ligue pra isso, mas atrapalhou um pouco sim.
Não são obrigados a manter sempre a gravidade. Pois também o humor, e não só a justiça, mora na palavra.
Adorei a história, com certeza lerei os próximos livros e quero conhecer mais de Lewis, porque ele realmente de cativou. Super recomendo a leitura, é bem rápida e envolvente, um livro na medida certa. 

~xoxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário