02 julho 2014

Resenha: O Pistoleiro #Day32


Olá Tributos, como estão?

Olha, esse foi o primeiro livro que li do Stephen King, e tenho que dizer que me surpreendi, a escrita dele é bem diferente da maioria, e é ótima, além de toda a história que é muito boa também. Já antecipo que recomendo, e que lerei mais livros dele, com certeza. 
Embora tenham muitos dele na minha listinha, que estavam lá antes mesmo de ter lido esse, hehe.
Vamos à resenha?



Nome: O Pistoleito (Série A Torre Negra - Livro 1)
Autor: Stephen King
Páginas: 221
Editora: Objetiva
Sinopse: "O Pistoleiro" apresenta ao leitor o fascinante personagem de Roland Deschain, último descendente do clã de Gilead, e derradeiro representante de uma linhagem de implacáveis pistoleiros desaparecida desde que o Mundo Médio onde viviam "seguiu adiante". Para evitar a completa destruição desse mundo já vazio e moribundo, Roland precisa alcançar a Torre Negra, eixo do qual depende todo o tempo e todo o espaço, e verdadeira obsessão para Roland, seu Cálice Sagrado, sua única razão de viver. 
O pistoleiro acredita que um misterioso personagem, a quem se refere como o homem de preto, conhece e pode revelar segredos capazes de ajudá- lo em sua busca pela Torre Negra, e por isso o persegue sem descanso. Pelo caminho, encontra pessoas que pertencem a seu ka-tet - ou seja, cujo destino está irremediavelmente ligado ao seu. Entre eles estão Alice, uma mulher que Roland encontra na desolada cidade de Tull, e Jake Chambers, um menino que foi transportado para o mundo de Roland depois de morrer em circunstâncias trágicas na Nova York de 1977. 
Mas o pistoleiro não conseguirá chegar sozinho ao fim da jornada que lhe foi predestinada. Na verdade, sua aventura se estenderá para outros mundos muito além do Mundo Médio, levando-o a realidades que ele jamais sonhara existir. Inteiramente revista pelo autor, esta primeira edição brasileira de "O Pistoleiro" traz também prefácio e introdução inéditos de King.



O livro conta a história de um pistoleiro, cujo nome é mencionado na sinopse mas no livro mesmo ele demora a aparecer. Seu nome é Roland, e ele está atrás do homem de preto pelo deserto. O homem está fugindo e ele está indo atrás, não vou contar o porquê já que isso demora a ser revelado no livro.

A história vai alternando entre o passado e o presente, sendo dividida em partes. São cinco capítulos (que são as partes) e cada capítulo é dividido em subcapítulos. 

O presente, é ele no deserto indo atrás do tal homem, e ele acaba encontrando algumas pessoas - poucas. Tem todas as dificuldades que se espera que alguém tenha por passar tanto tempo em um lugar assim, e a descrição é impecável. A pessoa mais importante que ele conhece lá é o Jake Chambers, que vivia em outro período de tempo e por alguma razão foi transportado para o mundo de Roland, sem nem saber como isso aconteceu.
Não pela primeira vez, o pistoleiro sentiu o gosto macio, quente da saudade. A bala em seus dedos, manejada com arte tão original, tornou-se de repente horripilante, o rastro de um monstro. Deixou-a cair na palma da mão, fechou o punho e apertou-a com extrema força. Se a bala tivesse explodido naquele momento, teria se alegrado com a destruição da mão talentosa, que só tinha talento, na realidade, para o assassinato.
No passado ele conta a sua trajetória para chegar onde está, como se tornou um pistoleiro e os lugares pelos quais passou desde que começou essa perseguição até chegar no deserto. 

As duas partes que achei mais importantes desse passado são 1) a parte que mostra sua infância e 2) sua estadia em Tull. Essa tomando grande parte da história. Tull foi uma das cidades pelas quais ele passou nessa perseguição, e nela ele encontrou uma parceira e algumas pessoas que tiveram a vida mudada de alguma forma pelo homem de preto, que é um feiticeiro e adora "brincar" com as pessoas.
Quando traidores são considerados heróis (...), os tempos sombrios devem ter chegado. Tempos sombrios, de fato.
É isso, não sei muito o que dizer mais sem dar spoilers. O livro é todo misterioso, tanto que o nome do personagem demora a aparecer, e ele cria muitas questões também, que te fazem querer logo os próximos da série, eu ainda não tenho e não paro de pensar neles. O livro é extremamente descritivo, tendo mais partes assim do que diálogos, tem muita gente que não gosta disso mas para mim esse é um ponto positivo. Ele cria um outro mundo, e você entra nele naturalmente, sem fazer qualquer esforço. Você imagina o cenário pós-apocalíptico, você sente as dificuldades no deserto, você sente o desespero oculto, você vê a aspereza do cenário, cada sonho, cada brisa, tudo, e isso é maravilhoso.
O tempo é o ladrão da memória.
A série toda é composta por sete livros, se não me engano, e logo no primeiro você percebe que não terá enrolação, que não tem como ser uma história curta, porque são abertos muitos pontos, e creio eu que muitos irão abrir também. 

Eu sabia que seria um livro de suspense, mas não havia imaginado algo assim, e como disse lá em cima, é o primeiro livro do King que eu li, me surpreendi e já fui atrás de mais livros dele. É tudo ótimo, recomento para você que gosta de um bom suspense e fantasia. Adorei!

Até amanhã, cherries. 
~xoxo
Ninguém jamais realmente paga pela traição em prata, pensou. O preço de qualquer traição sempre é devido em carne.



Nenhum comentário:

Postar um comentário