07 novembro 2015

Resenha: Cidade dos Ossos


Olá Skyscrapers!

Hoje eu vim trazer para vocês a resenha do livro Cidade dos Ossos, da série Instrumentos Mortais. Para ver a resenha em vídeo é só dar play aqui em baixo, e para ver em post escrito é só continuar lendo, okay? 


Esse livro eu li lá na MLI 2015, lembram? Mas como dei uma pequena pausa no blog e em tudo relacionado a laser por causa do vestibular, como já contei pra vocês, eu só trouxe a resenha agora - e em breve sai dos outros livros da maratona, que foi bem proveitosa, por sinal. Vamos lá?

Nome: Cidade dos Ossos (série Os Instrumentos Mortais - Livro 1)
Autor: Cassandra Clare
Páginas: 459
Editora: Galera Record
Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.


A protagonista da história é Clary (Clarissa) Fray, ela tem 15 anos e mora com sua mãe, Jocelyn, no Brooklin, em Nova York. Certa noite ela vai a uma boate chamada Pandemônio com seu melhor amigo, Simon, e é aí que as coisas começam a mudar.

Clary presencia um assassinato, um grupo de três jovens vão atrás do menino que ela estava "paquerando", mas tem algo de errado: só ela consegue vê-los e o corpo do garoto desaparece assim que ele morre. Obviamente, ela fica em entender nada.
O menino nunca mais chorou e nunca mais se esqueceu do que aprendeu: que amar é destruir e que ser amado é ser destruído.
Um dos meninos do grupo faça para ela que na verdade aquela pessoa não era um ser humano comum, ele era um demônio. Mas demônios existem?

No dia seguinte ela se encontra com esse mesmo rapaz, seu nome é Jace Wayland, e ambos estão em busca de respostas.

Jace explica que ele e seus amigos, Alec e Isabelle Lightwood, são na verdade caçadores de sombras (ou shadowhunters, no original). Mas o que são esses Caçadores de Sombras? Eles são seres que caçam demônios e outras criaturas sobrenaturais que prejudicam de alguma forma os humanos - ou mundanos, como eles chamam.
- O sarcasmo é o refugio dos fracos - disse ela a ele.
- Não consigo evitar. Uso minha sagacidade para esconder minha dor interna.
Eles também usam um tipo de tatuagem temporária. Cada tatuagem/marca tem um propósito e um tempo diferente, e uma dessas marcar é justamente fazer com que os humanos não os vejam.

Mas tem uma questão que nem Jace nem Clary conseguem responder: como ela conseguiu vê-los se eles estavam com essa marca?

Ao voltar para casa mais surpresas a aguardam: sua mãe sumiu e tem um demônio lá esperando por ela. A menina consegue matar o demônio mas acaba sendo envenenada por ele. Jace a encontra e a leva para o Instituto - que é o lugar onde os Caçadores de Sombras ficam - para tentar salvá-la.
Se havia uma coisa que ela estava aprendendo com tudo isso era a facilidade com que é possível perder tudo aquilo que se pensa que será para sempre.
Ela acorda no Instituto cheia de dúvidas: quem ela realmente é? Por que os demônios pegaram sua mãe? Será que ela está viva?

A menina vai atrás de Luke, um amigo da família, mas ele parece não se importar e não querer falar com ela. É então que ela percebe que está sozinha.

Clary vai atrás de soluções e respostas, nos levando a conhecer cada detalhe desse novo mundo que Cassandra Clare criou para nós.
As piores coisas que os homens já fizeram foram em nome do amor.
Sabe quando você lê o primeiro livro e quer comprar a série inteira? Foi isso que eu senti com Cidade dos Ossos.

O universo criado é super diferente e fascinante, mostrando os seres sobrenaturais de uma forma bem original e fácil de se imaginar, com personagens e uma história bem construída, com bastante ação e expectativas. Toda essa mistura te prende do começo ao fim.

A narração é em terceira pessoa, mas o ponto de vista predominante é o de Clarissa.
Onde há sentimentos não correspondidos, há um desequilíbrio de poder. É um desequilíbrio fácil de ser explorado, mas não é um curso sábio. Onde há amor, frequentemente também há ódio. Podem existir lado a lado.
Não poderia faltar também um triangulo amoroso, né? Ele é formado por Clary, Jace e Simon. Eu definitivamente sou team Jace! Admito que ele me irritou um pouco no começo, mas conseguiu me conquistar.

Eu amei o livro, ele é cheio emoção do início ao fim, as páginas passam sem você nem perceber e quando se dá conta não consegue parar de pensar no que está por vir,

Porém, tem outra coisa que acho importante contar para vocês: tiveram alguns acontecimentos que eu acabei adivinhando logo no começo, e foram coisas que foram reveladas no momento de clímax da história. Não que o livro seja previsível, mas tem coisas que se "pega no ar", aquelas coisas que não dá pra fugir muito dentro do gênero - que é um dos meus favoritos.
Ela ficou imaginando se era realmente possível, no espaço de uma semana, perder todas as pessoas que amava. Imaginou se seria possível sobreviver àquilo. E, mesmo assim, naqueles breves instantes (...) tinha se sentido feliz. Isso era o pior de tudo: ela havia se sentido feliz.
E o final... uau! Que final! To com raiva até agora. Tenho alguns palpites para o próximo mas não vou falar aqui pra não dar spoilers. Só digo uma coisa: demora pra absorver. Sério! Se quiser conversar sobre pode me chamar lá no Twitter, okay? okay ;)

Amei demais esse livro, super recomendo para os fãs de fantasia.

~xoxo
Não entendo por que os mundanos sempre se lamentam por coisas das quais não têm culpa alguma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário