03 julho 2015

Nas Telas: Filme "Divergente"


Olá skyscrapers!

Hoje eu trouxe pra vocês a crítica do filme Divergente, adaptação do livro de mesmo nome da autora Veronica Roth. Esse é o primeiro filme de uma saga, contendo Convergente, já lançado, Insurgente Parte1 e Insurgente Parte 2. A resenha será feita sem comparação com o livro, as opiniões expressadas são somente sobre o filme. Para ler a resenha do livro, basta clicar aqui.

Obs: Esse filme não é recomendado para menores de 14 anos.

Nome: Divergente (Série Divergente - Filme 1)
Sinopse: Na futurística Chicago, quando a adolescente Beatrice completa 16 anos ela tem que escolher entre as diferentes facções que a cidade está dividida. Elas são cinco e cada uma representa um valor diferente, como honestidade, generosidade e coragem. Beatrice surpreende a todos e até a si mesma quando decide pela facção dos destemidos, diferente da família. Ao entrar para a Audácia ela torna-se Tris e entra numa jornada para afastar seus medos e descobrir quem é de verdade. Além disso conhece Quatro, rapaz experiente que consegue intrigá-la e encantá-la ao mesmo tempo.
Dirigido Por: Neil Burger
Com: Shailene Woodley, Theo James, Kate Winslet, Zoë Kravitz, Ansel Elgort, Miles Telles, Jai Courtney e Maggie Q
Gênero: Ficção Científica, Ação, Romance




O filme se passa em uma Chicago futurista, onde a sociedade é dividida em cinco facções: Audácia, Abnegação, Erudição, Amizade e Franqueza. Aos 16 anos, os jovens devem escolher entre ficar na facção em que nasceram com sua família ou ir para alguma outra. Antes da cerimonia de escolha eles passam por um teste de aptidão que os auxilia nessa escolha tão difícil, mostrando em qual facção eles se encaixam melhor.

Algumas pessoas se encaixam em mais de uma facção, e essas são chamadas de Divergentes. Os divergentes correm grande perigo, pois os líderes acham que eles são uma ameaça, por não se encaixar no padrão e, assim, não serem previsíveis.


Ao escolher uma facção o jovem passa por uma iniciação, que ocorre de forma diferente em cada facção. Se concluir a iniciação, é oficialmente membro da facção escolhida, se não concluir, acaba se tornando um sem-facção, que são como mendigos, alimentados pelos membros da Abnegação.

Nós acompanhamos a história de Tris, que abandonou sua facção (Abnegação) para se tornar membro da Audácia, facção dos guerreiros destemidos que ele tanto admirava. Em seu teste de aptidão, Tris descobre ser uma divergente, mas ela não sabe o que isso significa para sua segurança, só sabe que não deve falar para ninguém.


Tris deve passar por todas as etapas de sua iniciação e ficar entre os primeiros para conseguir entrar em sua facção, enquanto tenta esconder ser uma divergente e tenta agir de forma que não descubram que ela não está se encaixando exatamente no padrão esperado. Ela também acaba se apaixonando por Quatro, que é quem está treinando seu grupo, e ele a ajuda a "se misturar".

Espero não estar falando demais mas, para ter certeza, você pode pular o resto desse parágrafo e ir direto para a opinião... Eles começam a perceber que algo errado está acontecendo, mas é tarde demais: o plano já está em execução. A líder da Erudição e um dos líderes da Audácia pretendem arrumar uma forma de controlar a todos, com o intuito de criar um exército de robôs-humanos sem sentimentos ou vontade própria.


O filme é bem incompleto: você não sente o medo ou a ansiedade em todas as cenas que teria que sentir, você não sabe muito bem como funciona essa sociedade que a realidade do filme apresenta, você não sabe o porquê de terem criado essas facções, o porquê dos empregos e nem como ela funciona, você só sabe que ela é dividida e pronto. Tem muitos pontos em aberto e realmente muita coisa ficou faltando.

Eu disse que não iria comparar com o livro, e realmente não vou, mas quem leu sabe que não existe esse furo na história. Quem leu antes de ver o filme já sabia como essa realidade alternativa funcionava, quem só viu o filme realmente fica confuso.

Eu assisti com a minha irmã, e ela ficava me perguntando várias coisas, do porquê estar acontecendo daquela forma, ou de como funcionam certas coisas. E teve mais coisa que eu acabei falando para ela mesmo sem ela perguntar porque era nítido que tinha informação faltando, e eles não a colocaram no decorrer do filme, foi falha mesmo.


Porém, as cenas do treino foram bem feitas. Elas tiveram o tempo que deveriam ter, e você consegue sentir a tensão das personagens. Os atores são bons, todos conseguiram encarnar realmente seus personagens, mas tiveram alguns personagens que acabaram ficando muito superficiais. Novamente, outro problema de adaptação, pois o filme tem que se sustentar sozinho, é uma história independente, ele não deve ser feito dependendo do livro.

O filme é bem divertido, tem bastante ação e muitas cenas que realmente prendem o telespectador. A história é boa, e o final é bem marcante. Não falarei muito sobre o final, mas essa parte também foi realmente bem feita, você sente o medo, você fica ansioso, você fica feliz, e até e possível ter choros - eu não chorei, mas não sei como, sou bem emotiva com filmes... mas okay. Você também fica ansioso pelo próximo filme da franquia, que eu espero que concerte os erros citados anteriormente.


As cenas de romance também não ficaram nada forçadas, como vemos em vários filmes. As reações de ambos condizem com os personagens e com a realidade que cada um viveu até o momento. Seus medos também não são sem fundamento, e as superações também.

Gostei do filme, mas essas falhas me incomodaram bastante e, por conta disso, somente o classifiquei como razoável. Se fossem corrigidos os furos no começo, ao introduzir essa Chicago futurista, e na superficialidade de alguns personagens, com certeza subiria para bom/ótimo. Mas o principal ponto é na primeira parte mesmo, no que faltou ser explicado.


A pesar disso, recomendo o filme, ele é bem divertido, mas você vai aproveitar mais se procurar alguma resenha do livro antes, só pra entender melhor essa primeira parte. Fãs de distopias não podem deixar de ver, e com certeza vocês irão se apaixonar por Tris e Quatro - e pela ótima atuação da Shai.

Quando assistir - ou se já assistiu - me conta aqui nos comentários o que você achou, e se concorda com meu ponto de vista.

Sempre lembrando: essa é a minha opinião, o que é ruim pra mim pode ser bom para vocês e vice-versa. 

Aproveitem o filme e, antes de assistir, que tal conferir o trailer aqui em baixo?

~xoxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário