09 julho 2014

Versus: O Lado Bom da Vida - LivroxFilme #Day39


Olá cherries! Como vocês estão?

Eu sei, eu demorei muito para fazer esse post, estou prometendo ele faz tempo, e me desculpem por isso, mas é que tinham umas que tinha prazo para fazer - como a copa literária ou a fanfic -, me desculpem mesmo.

Mas, bom, vamos ao que interessa, não é mesmo?

O post a seguir conterá spoilers, sua maioria do livro, mas terão um aviso antes. Se você quiser ler a postagem pode sem problemas, mas fiquem atentos a isso se não quiserem umas "prévias".

O principal intuito disso é fazer uma crítica da adaptação cinematográfica dos livros, se ela é boa ou não e se é fiel ou não ao livro. Dito isso vamos à crítica.

Bem resumidamente mesmo, digo que a adaptação NÃO é fiel ao livro. A história do filme tem como base a história do livro, somente o conflito, mas a estória em si é totalmente diferente.

Agora vamos à comparação mais detalhada:

Pra começar, a principal mudança é o pai do Pat com ele, - e aqui se você não quiser spoilers não continue a ler o parágrafo - enquanto no livro o Pat tem medo de seu pai, mas quer se aproximar e não é um ato recíproco, pois o pai é super afastado da família, no filme ele faz de tudo para se aproximar de Pat e e ele quem fica se afastando, e até se irrita com alguns atos do pai. Ele mesmo (o pai) é muito diferente: no livro, vemos um homem arrogante, com humor movido pelo futebol e que só pensa em si mesmo, no filme vemos um homem que se preocupa com sua família, gosta de futebol sim, mas não tem os "surtos do livro" e quer fazer todos se sentirem bem.

Outro personagem que muda muito, é a mãe de Pat. No livro ela é uma das que mais aparece, vemos muito foco nela, e no filme temos uma personagem completamente oposta, ela só faz algumas pontas e não vemos todo o conflito e o sofrimento dela, nem sabemos muito dela direito.

Uma grande mudança, essa para tirar um pouco o suspense, na minha opinião, é a causa da doença de Pat. No livro a vemos no finalzinho, e só ai entendemos o porquê dele estar assim, no filme é a primeira cena no psicólogo. 

Porém, como já disse, a base é a mesma: Pat quer ser uma pessoa melhor, voltar com Nikki, Tiffany com todos os seus problemas, querendo vencer no concurso de dança e sendo amiga de Pat e etc, como pode ser observado nas duas resenhas (a do livro e a do filme, já postadas aqui no blog).

E isso me lembra de mais duas mudanças significativas - de novo, se não quiser spoiler pule esse parágrafo - Pat não gosta tanto de futebol como ele gosta no livro, quando ele assiste é para agradar ao pai e ao irmão, mas também com muita má vontade, para falar a verdade. E Nikki aparece no filme, nós não temos só Nikki como um pensamento de Pat, temos a Nikki personagem. 

Já deu pra perceber que é bem diferente, não é? Essas foram as mudanças mais importantes, é claro que tiveram mais, mas as mais significativas estão ai. A minha opinião: achei tanto o livro quanto o filme bons, e recomendo os dois, mas como histórias separadas, não vá ver um pensando na história do outro, que você não vai se arrepender.

Ah, outra coisa que vale frisar: o livro é um drama, enquanto o filme é romance dramático. Acho que só isso já explica muita coisa, né? 

Até amanhã, skyscrapers. See ya ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário