28 julho 2014

Diário: TBR Book Jar #Day58


Hello skyscrapers!

Como vocês estão?

 Hoje eu vim trazer um post sugerido, pois sempre falo da minha TBR Book Jar e muita gente não sabe o que é... Então vim falar o que é, como eu fiz a minha, o propósito dela e mostrar a foto da minha Jar e de algumas para inspiração.

O que significa?

O TBR é uma abreviação da frase em inglês To Be Read, que em português significa "Para Ser Lido", na forma literal, e é a nossa famosa listinha de leitura, e as palavras book e jar significam, respectivamente, livro e jarro. Assim, em resumo e na tradução literal da coisa, TBR Book Jar significa Jarro de Livros para Ler, ou Jarro de Livros para serem Lidos.

Pra que serve?

O nome já é autoexplicativo (bem autoexplicativo) mas vou tentar falar mais um pouco sobre... Basicamente, ele serve para diminuir a pilha de livros, além de ser uma forma de te ajudar a escolher sua próxima leitura.


Quando for sortear o livro, basta mexer para dar uma embaralhada nas tirinhas e pegar um.

Ele também pode servir como item decorativo, se quiser. Não precisa ficar trancado no armário, faça uma jarra bem bonita, use sua criatividade que fica bem cute. Claro, se quiser, isso não é nenhuma regra... Se quiser usar um pote de sorvete e guardar em baixo da cama fica a seu critério.

Como funciona?

Primeiro você pega algum jarro, pote, caneca... alguma coisa para colocar os papéis dentro. Depois, você escreve todos os livros que você quer ler em uma folha, recorta e coloca no pote. Simples, né? Aí decore tudo como quiser.

Você pode escrever em papeis coloridos, ou cortar os papéis com formatos (tipo coração, estrela ou o que preferir) e etc, a ideia é soltar a sua imaginação.

Aí teremos algumas "regras". Algumas são regrinhas do jarro e você pode colocar suas próprias regras. Vou listar as do jarro e depois vou contar par vocês as minhas, e ainda dar algumas dicas.


Regras do Jarro:
- Não coloquem livros que vocês não possuem, sua lista de leitura fica em outro lugar, a ideia é diminuir a pilha dos existentes.
- A regra acima também serve para livros emprestados ou livros com data para ler (tipo parcerias ou clube do livro).
- Sempre atualize o jarro: se comprar mais livros, coloque-os na jarra antes de por na estante.
- Nada de trapaças! Se pegou um livro e não está muito interessada, nada de colocá-lo de volta e pegar outro.

Minhas Regras:
- Sortear pelo menos um livro por mês.
- Se pegar uma série, a mesma sairá do pote e será lida inteira (por exemplo, não terá um papel para cada livro da série, e sim um geral), a não ser que eu não tenha o próximo quando acabar o atual.
- Reler livros que eu estava com vontade mas não achava "tempo".

Nesse última, é que eu tinha uma listinha de releituras, mas ficava me sentindo culpada de reler tendo livros que ainda não foram lidos. Aí, na Jar, eles entram na brincadeira e terei certeza de que as leituras serão movimentadas.

Dicas:
- Se for colocar uma série, não coloque todos os volumes (para não ocorrer de tirar o 2°/3°/e por aí vai sem ter lido o anterior ainda), coloque o nome da série e, quando tirar, coloque o papel de volta, ou faça como eu e já leia a série toda, como quiser...
- Coloque também suas releituras, não precisa ficar se restringindo somente a livros não lidos.
- Se tiver muitas parcerias, pode fazer uma Jar só com elas, assim continuará com o prazo mas terá uma "ajuda" para qual ler primeiro.

É isso, gostaram da ideia?

Tem gente que coloca umas regras mais difíceis, tem outras que doam o livro se pensam em colocar o nome de volta no pote, mas isso vai de qualquer um, você faz como for melhor pra você e como cumprirá seu propósito. Espero que tenham gostado. Agora, mostro para vocês a minha jarra:


Eu cortei os papéis em tira, a linha inteira, não importando se o nome era pequeno, e usando o espaço de uma linha mesmo, de uma agenda velha que tinha aqui.

Olhe só, ajuda no reaproveitamento, além de bom para a sua estante é bom para o planeta! ta, parei.

Os papéis coloridos eram restinhos de uns recortes que fiz com a minha irmã, e quando juntei tudo para jogar fora achei bonitinho e decidi colocar na jarra, e gostei muito do resultado. Eu uso do jeito que está mesmo: na estante, com os livros, enfeitando.

Logo farei um para mostrar minha lista de desejos também, que foi outra sugestão de post, mas fica para outro dia. Até amanhã amores, kisses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário