21 julho 2014

Diário: Por trás de "Ajudantes das Trevas" #Day51


Hello angels! 

Se não me engano, essa é a primeira postagem do quadro "Diário", então vou falar mais ou menos o que é como ele vai funcionar...

Bom, pra começar, esse é um quadro mais pessoal, para temas diversos e contados de forma diferente. Hoje vou falar um pouco do meu conto, do processo de criação dele. Mas pode ser sobre várias coisas, pode ser algo que vocês pedirem, ou algo que está acontecendo nos dias atuais - tipo aquela postagem sobre a copa, ela foi feita no desafio, mas será mais ou menos nesse estilo.

Então vamos lá!

Eu tive um sonho, como se fosse um filme, que se passava nesse apocalipse que ronda o conto, até ai, nada demais, era só um sonho. Depois de algumas semanas, eu tive o mesmo sonho, mas por outra perspectiva, dessa vez era como se eu realmente tivesse vendo o filme e comentando algumas coisas para alguém, - inclusive, no último parágrafo do conto, são exatamente as mesmas palavras que eu disse no segundo sonho - antes de "desligar" a tv e acordar, e o "filme" que estava sendo passado era exatamente o outro sonho, sem tirar nem por.

Aí tive a ideia de fazer um livro, mas não deu na hora e ficou "na gaveta".

Alguns dias depois acabei vendo em um blog que eu sigo uma parceria com a editora Andross, ai cliquei para ver o blog da editora, e estava tendo seleções de contos para antologias. Na hora que li a proposta para "Horas Sombrias", já veio o meu conto em mente, ele se encaixaria perfeitamente. Logicamente, coloquei mais coisas que no sonho e, em poucos dias (três, se não me engano), ele estava pronto. Foi difícil resumir as ideias para um conto mas consegui. Pedi para alguns amigos e familiares lerem e darem suas opiniões, e quando eu já tinha cansado de ler a história e achei que não teria mais o que poder mudar, fui digitar.

E então ocorreu outro problema: ficou grande demais. O conto é medido em caracteres, mas não vou conseguir lembrar exatamente... então falarei por páginas, digamos que deu 11 páginas do word, e quando ficou do tamanho certo tinham 4, então sim, tive que cortar mais muita coisa, e parecia que tinha algo faltando, então aí foram mais uns 2 dias relendo o conto menor e o maior e tentando colocar todo o necessário dentro das poucas páginas, sem perder a essência. Foi difícil, mas deu certo. E aí vai uma dica para quem está escrevendo: se você achar chato reler tantas vezes, é porque não está bom o suficiente, ainda tem que mudar algo, primeiramente ele tem que estar prazeroso para você. Cansar de ler por ser a mesma história, mas mesmo assim gostar é uma coisa, não querer ler por achar chato ler tanto é outra. Não sei se estou conseguindo expressar o que realmente estou pensando, mas creio que deu para entender.

Aí tudo okay, eu enviei e fiquei naquela expectativa. O conto foi aprovado! Nem tem como descrever essa sensação, gente... mas tudo bem, vamos para a outra parte, porque aqui estamos no processo de criação. Mas resumindo: incrível, extasiante.

E mesmo com toda essa revisão e com todas as opiniões que pedi, ainda se passaram algumas coisas. Poucas, devo dizer, mas passaram, e foram identificadas pelo editor. Foram trocados alguns emails ainda com dicas dele e edições minhas, três de cada, se não me engano, depois foi para a revisão. A revisão passou sem alterações, não precisou de nada - o que me deixa muito feliz - e fim de conto! Digamos que, sem o editor, meu conto estaria 90/95% daquilo que verão no livro. Como eu disse, foram poucas as edições, mas muito significativas.

E isso ocorre em tudo gente, quem quer publicar vai ter isso, conto ou livro, não importa. Eu pesquisei bastante antes, então quando decidi começar a enviar meus trabalhos eu já tinha uma noção do procedimento, e é exatamente o que eu pensava. A não ser que publiquem de forma independente, passarão por todo o último parágrafo também.

É isso, qualquer coisa que quiserem saber, sobre esse tema mesmo, desse conto, ou qualquer outro assunto, só mandar nos comentários ou nas redes sociais que eu faço um post sobre.

Um sonho meu, nos dois sentidos, e se tornaram realidade em um só.

Espero que tenham gostado desse quadro novo, até amanhã. Xoxo


Nenhum comentário:

Postar um comentário