29 julho 2014

Debate: Livro "Perdida" #Day59


Oioi gente!

Infelizmente eu não pude participar da discussão dessa vez, ela ocorreu na sexta-feira e, quando começou, eu ainda estava trabalhando, cheguei em casa bem tarde nesse dia e não deu tempo de participar, infelizmente. Então vou fazer como seria feito lá, mas de um modo diferente: eu vou comentar o que achei do livro. Mas dessa vez, um comentário diferente da resenha, terão alguns spoilers e vou comentar partes mais específicas. Espero que gostem.

Vou colocar 10 "temas". Como assim? Colocarei 10 tópicos para discussão, sendo assim fica mais organizada e, embora fale mais amplamente do assunto, não vai ficar repetitivo. Vou tentar não dar muitos spoilers, mas mesmo assim tenham cuidado ao ler. Assim como o versus, pule as partes com "como", "por exemplo" e tal, e tente se guiar pelo título, se tiver alguma característica que não quer saber terá ai, então é só pular. 

1. Relação das pessoas dos séculos diferentes.

Essa foi uma das coisas que mais gostei no livro: ele realmente te convence, você acredita que tem uma jovem do século 21 no século 19! Sofia falando com todas aquelas gírias, e palavrões, super espontânea e tal, enquanto todos os outros se espantam e até se embaraçam ao ouvirem seu "palavreado", são bem cordiais - todos - e tem suas frases muito pensadas, muito bem calculadas. As roupas também, ela passa calor com as roupas, não quer usar a gaiola, o corpete ou todas as outras coisas, e desse jeito ela se destaca, é completamente diferente de todos dali, e logicamente todos acham estranho. E o all star vermelho, a marca de Sofia: não existiam tênis, aquele tipo de calçado era completamente estranho, entre muitas outras coisas! Achei tudo bem pensado, tudo bem descrito, todos os detalhes foram encaixados, ficou muito bom. 

2. Narrativa histórica.

Bem, isso não tem. Essa não é a proposta do livro, mas muita gente, por se falar de outro século, acha que terão muitas referências, muitas descrições e essas coisas, mas não é assim. São descritos alguns costumes, você tem alguma noção das casas, da cidade e da vila (que seria o centro hoje, eu acho) e é só. O que realmente é explorado é referente aos costumes daquela época, e não o lugar em si, nem política ou qualquer outra coisa do gênero.

3. Viagem no tempo.

Eu achei que foi tudo muito bem explorado. Foram usadas as tecnologias modernas, juntando com um pouquinho de magia e voilà, uma viagem no tempo muito bem feita. Achei a ideia bem diferente e se encaixa perfeitamente com a proposta do livro e com os nossos dias atuais mesmo.

4. A protagonista.

Sofia é bem diferente da maioria das protagonistas que vemos por ai. Enquanto 3/4 das histórias tem um protagonista com todos os defeitos, insegura, que precisa do pp (personagem principal) e etc, 1/4 das histórias tem uma protagonista igualmente decidida, trabalhadora, que sabe se virar e não precisa de ninguém, uma personalidade feminina forte, e Sofia é uma personagem pertencente a esse 1/4. Ponto super positivo!

5. O Protagonista.

Ian Clarke. O tipo de pp apaixonante? Sim. Idealizado? Não! Ian é bem inocente, o que faz toda a situação mudar um pouco, mas não é inocente para seu tempo, e sim para o nosso, ou seja, ele é comum em 1830, mas em comparação com Sofia não... Porém, ele é bem determinado, vai atrás do que quer, persistente e bem persuasivo. Generoso e atencioso, uma personalidade masculina igualmente forte. Sendo assim, um não depende do outro, não há essa necessidade, diferente da maioria dos livros, aí entrando naquele 1/4, quando a personalidade feminina é forte, a masculina não é, e aqui não vemos isso. Outro ponto super positivo!

6. Personagens secundários.

Cada personagem consegue seu espacinho, consegue ser lembrado, indo desde a amiga de Sofia (Nina) ou irmã de Ian (Elisa) até os criados/empregados (Madalena e Gomes), todos com personalidades bem marcantes, cada um a seu modo. Até mesmo Storm, o cavalo, pode ser incluído nesse tópico. E todos eles tem um modo de lidar com as maneiras de Sofia, o que não deixa aquele aspecto pesado ou repetitivo no livro.

7. O Vilão.

Toda história tem que ter um vilão, algo que impeça de tudo caminhar conforme o esperado, e nessa história, o vilão também é o herói, o motivo e a base. Estranho né? Bem, nem tanto... O grande vilão dessa história é o tempo: o tempo que a levou para lá, o tempo que tornou tudo possível e o tempo que em breve acabará com tudo. Outra vilã que também pode ser definida é a vendedora (ou, aqui para quem já leu o livro, a fada madrinha), que é a pessoa que tornou isso possível, a pessoa que fez com que eles vivessem aquilo e que vai acabar com tudo.

8. Conto de Fadas.

Geralmente, quando classificamos por conto de fadas, já se imagina que é infantil. Gente, não é um livro infantil. Não sei a classificação oficial, mas eu colocaria como YA (para quem não sabe, young adult, ou seja, jovens adultos), e mesmo assim também acho que seja um conto de fadas contemporâneo, somente pela sua "explicação", pelo motivo que levou a tudo isso e nada mais. Na verdade, nem recomendo tanto que as crianças leiam, tem coisas que não deveriam ver... Nada de ficar colocando rótulos, esse livro parece ter sido feito para quebrá-los.

9. A escrita da autora.

Dude, virei fã da Carina Rissi, sem mais! "Procura-se um Marido" já está na minha TBR Jar, e com certeza terei muitos outros dela. Até tem uma coisa sobre isso que falarei no final do post, que está me deixando super empolgada. A escrita é leve, flui facilmente, te prende e você passa sem nem perceber. Uma narração fácil e gostosa, adorei! Você nem vê as páginas passando e perde algumas horas de sono para consumir mais capítulos.

10. Opinião geral.

Bom, por esses listados e outros motivos que eu adorei o livro. Gostei da base dele, gostei de sua proposta, gostei de como quebra rótulos e etc. Ele não deixa pontas soltas, nem mesmo com relação ao tempo presente em que a personagem não se encontra mais, e todos os personagens são bem construídos. Uma história sobre o romance que não é somente romântica - na verdade achei até bem dramática. 

Termino por aqui, não quero ficar falando muito também. Logo trago o livro de agosto e espero conseguir participar da discussão dessa vez. E aí, concorda com o que falei? Descorda? Coloque nos comentários sua opinião, eu adoraria saber! 

E o que tinha para falar - na verdade duas coisas - e até que relacionada com a postagem, já que é relacionada com o livro. A primeira é que Perdida terá uma continuação, e será lançada no último sábado de bienal (presença confirmada), e também será lançado um outro livro da Carina, no dia seguinte, junto com o Fábio Yabu, outro escritor que eu adoro! Nesse dia não sei se dará para eu ir, mas farei o máximo. Vou fazer também um post especial para vocês da bienal (quem sabe até não faço mais de um) e espero conseguir ir nesses dois dias. A segunda coisa, é que Perdida vai virar filme! Sim, estou super empolgada! Já estava confirmado há um tempo, mas eu não sabia... E eu estava querendo muito isso, acho que será um filme muito bom, com certeza irei assistir o mais rápido possível! Está com lançamento previsto para 2015 e a própria Carina está participando na criação do roteiro, o que quer dizer que será o mais fiel possível. Muitas expectativas para esse filme, e espero que sejam superadas! 

Beijos amores, e até amanhã :*


Nenhum comentário:

Postar um comentário