26 junho 2014

Versus: A Culpa é das Estrelas - LivroxFilme #Day26


Oioi gente, venho hoje com o primeiro versus do blog!

Vou explicar um pouco como ele vai funcionar e o porquê de fazê-lo separado, depois eu já coloco as comparações.

Pra começar, o versus irá conter spoilers. Sim, e esse um dos motivos por eu querer fazer a parte, e não colocar a comparação na postagem do filme. Se eu fosse fazer sem comentar nada, não teria como fazer uma boa análise nessa questão. Outro motivo é que a postagem do filme ficaria muito cheia, e não falaria somente ou com foco no mais importante: o filme

Tentarei não colocar muita coisa da história em si, sempre avisando, então sempre que tiver um "como" ou "por exemplo" e você não quiser spoiler por não ter visto ou lido e só quer saber se é fiel ou sei lá, pule o restante da frase. Se tiver alguma descrição de cena grande eu colocarei um aviso com blockquote antes, então não se preocupem.

Vou comparar a história como um todo, e depois os focos, como personagens, cenário, comportamentos e tal, tentando não deixar nada de importante passar. Aqui não é somente uma crítica, se estiver parecido vai ser citado da mesma forma, falando do mesmo jeito das cenas, então o que estiver aqui não é somente o que for diferente, e sim uma análise completa.

Okay? Okay. Então vamos ao versus:

Bom, pra você que não quer muitos spoilers, só tenho uma coisa a dizer: a adaptação é muito boa. Claro, o livro é melhor por ser mais detalhado e tal, mas a adaptação é ótima, toda a essência estava ali, e os atores são muito bons, realmente deram vida aos personagens, a história se tornou "real", ficou tudo muito lindo.

Tem uma ou outra cena que muda, obviamente, como, por exemplo - e aqui tem spoilers - na cena que eles vão para o aeroporto, no livro a mãe da Hazel que vai buscar o Gus, e no filme o Gus que vai buscar as duas, e a cena ficou tão Augustus. Sério, combinou muito. O problema, você que leu deve estar pensando, é a cena importante que ocorre nessa parte, necessária para a compreensão da Hazel sobre a doença dele, mas não, isso não faz falta, eles mudaram uns detalhes aqui, outros ali e conseguiram mudar a cena sem que sentíssemos falta. Também, no final, quando ela está lendo a carta, ele diz "espero que a Hazel aceite as dela." e ela diz "Eu aceito Augustus. Eu aceito" e acaba o livro, bem, no filme é um pouco diferente, e eu até que preferi essa versão, que termina com os famosos "Okay? Okay.". Tem também outras mudanças, como o balanço, que não mostra sua venda, não vamos tanto as cenas do Gus doente e não ouvimos falar da namorada dele ou do videogame para cegos do Isaac, entre outras, mas dá e nem vou citar todas aqui, se não contarei o filme.

Bem, como podem vem, tem muitas mudanças, sim, mas é mais nos detalhes, nada muito significativo, no geral.

Senti falta de algumas partes, é claro, tem algumas que eu achei que não deveria ter tirado, mas o mundo não é uma fábrica de realização de desejos, não é ?

Resumindo bem, o livro é romântico e dramático numa mesma medida, ou até com mais drama que romance se for ver bem, tendo umas quebras de tensão pela comédia, já o filme é um romance com comédia e umas pitadinhas leves de drama. Se querem saber o foco da mudança é esse, o drama, foras as cenas que mais retiraram ou alteraram.

É isso, gente. Espero que tenham gostado desse quadro, logo trago um desse sobre O Lado Bom da Vida, que já tem postado a crítica do livro e do filme. Se querem a minha opinião, vale muito a pena ver o filme, sim.

Até amanhã cherries, kisses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário