20 abril 2014

#Curiosidades: A História da Páscoa


Hello Skyscrapers! 

Hoje vim trazer mais uma parte do especial de páscoa, agora da coluna #Curiosidades, espero que gostem.

---*---*---

A Origem do Termo
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo "Páscoa" tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem. 

Outras Festas de Passagem
Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás, principalmente na região do Mediterrâneo, porém eram relacionadas à passagem de uma estação para a outra.

Entre os judeus marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho. Eles até comem o pão sem fermento (matzá) nesta data, para representar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.

O Significado da Páscoa
Essa data celebra a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março).

A semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém. 

Então seria mais ou menos assim: a sexta-feira santa representa o dia da morte de Jesus, e a Páscoa seria o dia que ele ressuscitou (no terceiro dia após a morte). 

Coelhinho e Ovos de Páscoa
Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova.

A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

Os ovos de Páscoa, também estão neste contexto da fertilidade e da vida, pois o ovo traz vida.

---*---*---

O que acharam? Espero que tenham gostado.
Até mais com mais uma parte do especial, tendo um novo quadro aqui no blog, que já viemos discutindo a bastante tempo: tutoriais.
See ya ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário