13 julho 2013

#Curiosidades - Pokémon (Parte 1)


Bom dia, gente. Como vocês estão?
Eu estou muito feliz, pois hoje é o meu primeiro dia de férias, uhuuul õ/
Agora tenho mais tempo pra fazer postagens aqui *-* 
Mas somente por duas semanas :/
Bom, hoje falaremos um pouco de pokemon. Terão cinco postagens do tema, a primeira hoje e as outras anunciarei no próximo post, havendo uma pequena mudança em nosso cronograma. É que eu ia resumir tudo, mas gosto taaanto de Pokemon que quis fazer bem detalhado, então terei que dividir as postagens. E quem sabe mais pra frente não faço goodies deles *-* 
Hoje eu postarei um resumo básico da história de Pokémon e começarei falando dos jogos.
Vamos lá?

Bom, vamos começar falando do nome... o nome Pokémon é uma abreviação de Pocket Monsters (ou Poketto Monsuta, em japonês), que significa monstros de bolso - e isso explica também o fato deles ficarem na pokebola. Pokebola é um dispositivo de um treinador Pokémon, de um professor, de uma enfermeira, ou de outra pessoa que se envolva com essas criaturas. Dentro desses pequenos itens, um Pokémon, por maior que seja, pode viajar no bolso de um treinador.

Tudo começou com os jogos eletrônicos de RPG (Pokémon Red e Blue) para o vídeo game portátil Game Boy, em  1996.


Após os primeiros jogos, vários outros foram produzidos (43, para ser mais exata), e foi expandido para vários mangás, um jogo de cartas oficial, um anime - que hoje está na 15ª temporada - e 15 filmes já lançados - o 16° estreia hoje nos cinemas japoneses. 

A criação do anime marcou o início da "invasão" de Pokémon ao Ocidente no final da década de 90 e também proporcionou a vinda de outros animes. Com mais de 750 episódios exibidos no Japão, o anime de Pokémon é o quinto desenho animado há mais tempo em exibição nos Estados Unidos, sendo superado apenas por Os Simpsons, O Rei do Pedaço, Arthur e South Park. No Brasil foi lançado um CD intitulado Para Ser Um Mestre (que pretendo postar assim que editar o youtube do blog), da gravadora Abril Music, onde as canções são em português e todos os artistas são brasileiros.

Cada Pokémon pode ser incluído em até dois tipos dos dezessete atuais: aquático, dragão, elétrico, fantasma, fogo, gelo, grama, inseto, lutador, metálico, normal, noturno, psíquico, rocha, terrestre, venenoso e voador.

Mas existe uma coisa que o pokemon tem de especial, além de seus poderes: a evolução.

Os poderes podem ser aprendidos sozinhos, caso o pokemon se encontre em risco ou perigo e precise utilizá-lo, ou então ensinado por um mestre pokemon ou alguém que o treine.

Já a evolução ocorre quando um Pokémon ganha experiência suficiente ou está em uma situação propícia à ela, sendo assim, ele pode crescer rapidamente, ter sua aparência e nome alterado e tornar-se mais forte e rápido.

Agora vamos ver um pouco sobre cada aspecto, seguindo os seguintes temas, respectivamente:
- O jogo (dividido em duas partes: a primeira até o Crystal, e a segunda do Ruby/Sapphire em diante)
- Cartas
- Mangá
- Filmes
- Anime


O Jogo


Os jogos envolvendo os Pokémons ae iniciaram no Gameboy, em 1989, e foram "dominando" todos os conseles do Nintendo, exceto pelo SNES. Os jogos originais - RPG's - são os mais conhecidos e os que têm a responsabilidade de lançar novidades como novos Pokémons, novos treinadores e um novo continente, ou seja, uma nova geração.

A primeira geração se passa no continente de Kanto e tem cerca de 150 Pokémons, ela está nos jogos Pokémon Green, Red, Blue e Yellow. Mais tarde, com várias inovações em Johto e adicionando 100 Pokémons, ficou conhecida a segunda geração, nos jogos Pokémon Gold, Silver e Crystal. A partir de 2003 são lançados os jogos Pokémon Ruby, Sapphire e Emerald, com mais 135 Pokémons e um novo continente, denominado Hoenn, e essa foi a terceira geração. Os 107 Pokémons da quarta geração vieram em Pokémon Diamond e Pearl, que lançou também o continente Sinnoh. É lançado também um remake de Pokémon Green e Red: Pokémon Leafgreen e Firered, na época da terceira geração. Os jogos Pokémon Black e Pokémon White trazem 156 Pokémons da quinta geração e o continente de Unova.

Nesses jogos de RPG há sempre um treinador que quer se tornar um Mestre Pokémon, objetivo alcançado ao conseguir todas as insígnias e vencer a Elite dos Quatro e o Campeão atual. O treinador consegue um Pokémon inicial do professor do continente, além de uma Pokédex, tendo que preenche-la o máximo possível com os dados dos Pokémons capturados.

Existem também os jogos chamados spin-offs, que na maioria não são RPG's e não lançam gerações de Pokémon. Nas várias versões de Gameboy foram lançados o Pokémon Pinball, Trading Card Game, Mystery Dungeon e até o Pokémon Puzzle. No Nintendo 64 os mais conhecidos são Pokémon Stadium e Pokémon Snap.

Agora vamos ver um pouco mais sobre alguns desses jogos:

Pokémon Red, Green e Blue

Esses foram os primeiros três jogos de Pokémon no mundo, passando a primeira geração.

Os pokémons representantes destas versões são Charizard (Red), Venusaur (Green) e Blastoise (Blue), sendo eles as últimas evoluções dos Pokémons iniciais, sendo classificados nos tipos Fogo/Dragão, Planta e Aquático, respectivamente.

No Japão, as primeiras versões criadas foram Red e Green, e as primeiras lançadas no Ocidente foram Red e Blue (a segunda substituindo a Green). O motivo desta substituição é que os gráficos de Green eram muito ruins, então criou-se a versão Blue, com gráficos bem melhores que a versão Green. Quando a versão Blue foi lançada no Japão, a única modificação era a localização de alguns Pokémons.



Estes jogos, como já foi citado antes, são de RPG. No game, você é um treinador de Pokémons que batalham e vivem com você. No começo do jogo você recebe algumas instruções para ir até o laboratório do professor, onde você escolhe um pokémon para ser seu inicial. 

Depois você recebe uma Pokédex, que armazena os dados dos pokémons vistos, podendo ser acessada em seu menu, e algumas pokébolas - que são itens que servem para capturar pokémons para que você forme uma equipe - podendo ser comprada durante o jogo. 

Então você parte para sua jornada. 


Nela você terá que passar por vários lugares, ter várias batalhas, ganhar dinheiro, acabar com os planos dos vilões e derrotá-los, passar por ginásios, capturar Pokémons e colecionar todas as insígnias para poder participar da liga Pokémon.

Na liga você enfretará a elite dos 4 melhores treinadores do mundo e um campeão, tornando-se um mestre pokémon ao derrotá-los. 

Durante sua jornada, você encontra vários pokémons e enfrenta vários treinadores, dentre eles o seu rival, com quem você luta algumas vezes durante o jogo. 

E existe uma coisa muito interessante relacionado ao Game Boy: é o Cabo Link. Com ele, você poderá conectar seu Game Boy com o Game Boy de um amigo, e trocar pokémons de um GB para o outro.

Vilões:
- Equipe Rocket
- Líder: Giovanni

Pokémons Iniciais:
Bulbasaur (planta), que em sua última evolução é Venusaur.
- Charmander (fogo), que em sua última evolução é Charizard.
- Squirtle (água), que em sua última evolução é Blastoise.


Pokémon Yellow

Ainda no Game Boy e na primeira geração, é lançado o Pokémon Yellow, que é a versão especial do Pikachu. Ela foi criada devido ao sucesso adquirido no anime, e muitas coisas do game são baseadas no mesmo.

O treinador começa sua jornada com Pikachu, que ficará te seguindo fora da pokébola - mas somente o inicial, se capturar outros não acontecerá isso. Ele terá seus próprios sentimentos, como feliz, alegre, triste, com raiva, ferido, pulando, dormindo, vitorioso. Assim como no anime, no começo ele tem raiva de você, mas depois de um tempo ele passa a gostar de você. Para saber como ele está, basta virar para ele e pressionar o botão A. É possível notar que nas batalhas, o Pikachu não sai da pokébola como os demais pokémons, apenas aparece, dizendo um "pika!". E também, da mesma forma que o anime, o Pikachu não quer evoluir. Se tentar dar uma Thunder Stone para ele, ele não irá aceitar. Se quiser um Raichu, terá que esperar até o fim do jogo e capturar um na caverna do Mewtwo.

A jornada durante o jogo é quase igual a de Red/Blue, com uma ou outra alteração, baseada na história do anime. Você verá Chanseys ao lado das Joys (as enfermeiras) nos centros pokémons. Também será possível ver algumas Jennys (as policiais) durante o jogo. Você lutará algumas vezes com Jessie e James. E será possível receber Bulbasaur, Charmander e Squirtle durante o jogo, ou seja, você poderá ter os 3 iniciais.


No jogo, seu rival terá um Eevee como inicial, que poderá evoluir para uma de suas três evoluções, dependendo do desempenho que você teve em suas duas primeiras batalhas. Se você tiver vencido as duas, será Jolteon. Se vencer uma e perder outra, Flareon. Se perder ambas as duas primeiras batalhas, virará Vaporeon.

Vilões:
- Equipe Rocket em geral
- Jessie e James
- Líder: Giovanni

Pokémons Iniciais:
- Pikachu (elétrico)
- Eevee (normal)

Onde Pikachu é o seu inicial e Eevee o inicial de seu rival.


Pokémon Gold e Silver

Nessas versões você pode alternar entre dois continentes, e os games são da segunda geração! Os pokémons representantes destas versões são Ho-oh (Gold) e Lugia (Silver).

Gold/Silver trouxeram um novo protagonista, um novo rival, um novo professor, 100 novos pokémons, um novo continente para explorar, 8 novos ginásios e insígnias, novas pokébolas, 2 novos tipos de pokémon, novas formas de evolução e muito mais!

O rival desta edição rouba um inicial do professor Elm. O professor Oak também está presente no jogo (ele que te dá a Pokédex), mas é o professor Elm que te orienta a maior parte do jogo. Neste jogo você viaja pelo continente Johto, lutando contra 8 novos líderes de ginásio e pegando suas 8 insígnias. Mais para frente, você poderá ir ao continente Kanto (o das versões anteriores) e lutar nos 8 ginásios já conhecidos, fazendo com que você possa ter 16 insígnias no total. No fim do jogo você deverá enfrentar Ash, um dos treinadores mais forte de todas as versões já lançadas de pokémon.

Neste jogo você terá um aparelho multifuncional: o PokéGear, que é relógio, mapa, celular e rádio. Existe também um celular, onde você pode adicionar o número de telefone de outros treinadores para que eles possam te falar sobre a aparição de algum pokémon novo na área em que estiverem ou mesmo para te chamar para uma revanche. Fique atento quando sua mãe ou o professor Elm ligar para você, pois pode ser alguma coisa importante ou interessante.

No jogo você notará a troca de tempo entre manhã, tarde e noite. É possível ver pelo horário da PokéGear, dependendo do horário, a tela ficará amarelada (se for manhã), clara (se for tarde) ou escura (se for noite). Alguns pokémons irão aparecer só de manhã, outros só à noite. No relógio também é possível ver os dias da semana. Alguns eventos do próprio jogo acontecerão num determinado dia da semana.

Novas pokébolas! Agora ficou um tanto mais fácil capturar um pokémon. Existem pokébolas especiais que tem uma determinada função, que facilita em um tipo de captura específico. Para conseguir essas pokébolas especiais você deve colher apricorns (bolotas) e dar para Kurt, um expert de pokéballs.

Surgiram novos tipos de pokémon: os noturnos e metálicos. O tipo metálico é um tipo bem resistente, com um corpo geralmente blindado. E o tipo noturno são tipos que são bons contra pokémons fantasmas e psíquicos! Porém podem cair fácil com um golpe inseto...

Vilões:
- Equipe Rocket 
- Executives

Giovanni já havia sido derrotado por Ash, e nunca mais apareceu. Agora, quando você luta contra um membro mais alto da Equipe Rocket, você luta contra um executive.

Pokémons Iniciais:
- Chicorita (planta)
- Cyndaquil (fogo)
- Totodile (água)


Pokémon Crystal

O pokémon representante desta versão é o Suicune. Cada vez que se encontra um pokémon, você vê uma animação no começo da batalha, e o pokémon visto se mexe por um instante. Outra grande novidade é que agora você pode escolher entre jogar como menino ou menina. Antes, o treinador protagonista sempre era um menino.

Agora existem algumas coisas mais a fazer na caverna dos Unowns, tanto é que aparecem Unowns na abertura do jogo. Em Crystal, quando você entra numa cidade ou rota, uma legenda aparece mostrando o local que você acaba de entrar (o que não acontecia em nenhuma das versões anteriores).

Nesta versão existe um novo personagem: o Eusine. Ele é como se fosse um segundo rival e está sempre atrás do Suicune. Como esta é a versão do Suicune, você o verá algumas vezes no decorrer do jogo, mas só poderá enfrentá-lo depois de derrotar a Equipe Rocket em Goldenrod.

E o que acontece com Ho-oh e Lugia? Também poderão ser capturados, ambos no lv.60. É preciso capturar Suicune e também Raikou e Entei pelos matinhos. Tendo capturado o trio lendário, a Tin Tower estará liberada para se encontrar Ho-oh.

Apenas em Crystal é possível pegar o telefone de algumas pessoas que podem te ligar e te dar uma pedra de evolução. Assim você poderá evoluir pokémons que precisam das pedras mais cedo no jogo.

Existe uma Battle Tower em Crystal. Ela fica em Johto, na cidade de Olivine. Neste lugar o treinador poderá testar suas habilidades, lutando com pokémons do mesmo nível que o seu. Para entrar, é preciso estar carregando 3 pokémons e eles devem estar de preferência no mesmo nível, e em um nível redondo, assim você poderá ver se é mesmo um bom treinador! Conseguindo derrotar os treinadores de lá você recebe um item de prêmio.

Tem um MoveTutor no jogo. Ele faz com que seu Pokémon aprenda um golpe especial pagando 4000 coins (moedas que são usadas no Game Corner). Esses golpes são Ice Beam, Thunderbolt e Flamethrower. Ele aparece no Game Corner às quartas e domingos, mas isso se você já tiver derrotado o Ash.

Vilões:
- Equipe Rocket 

Pokémons Iniciais:
- Chicorita (planta)
- Cyndaquil (fogo)
- Totodile (água)

Créditos: Pokemon Mythology

Nenhum comentário:

Postar um comentário